segunda-feira, 23 de abril de 2012

Apple Computer Inc e Apple I



            A Apple Computer Inc foi criada em abril de 1976 para comercializar um computador pessoal criado por Wozniak poucos meses antes. A ideia para o equipamento surgiu durante uma reunião do Homebrew Computer Club em 5 de março de 1975. Após ver um folheto sobre microprocessador, Wozniak teve uma idéia onde visualizou "teclado, tela e computador, todos juntos em um pacote integrado". Após meses trabalhando no projeto, no dia 29 de junho de 1975 surgem os primeiros caracteres na tela, em resposta ao digitar das teclas.

            Fascinado pela funcionalidade do aparelho, Jobs convenceu Wozniak a comercializar o equipamento. Para tanto, decidiram abrir uma empresa, entre as primeiras sugestões para nome estavam termos da computação como Matrix, neologismos como Executek e nomes "desinteressantes" como Personal Computer Inc. Por fim, Jobs propõe Apple Computers, pois o nome parecia divertido, espirituoso e não intimidante.


            O primeiro grande lote, com 50 Apple I foi vendido à Byte Shop. Paul Terell, dono da loja de informática, ofereceu 500 dólares por computador se a Apple os entregassem totalmente montados. Após levantar 25 mil dólares para o empreendimento, Jobs instalou a equipe da Apple na garagem da sua casa, para começar a montar os computadores.