segunda-feira, 23 de abril de 2012




           Steven Paul Jobs (São Francisco,Califórnia,24 de fevereiro de 1955 – Palo Alto,Califórnia,5 de outubro de 2011),foi um inventor e empresário americano no setor da informática. Jobs foi cofundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc, e também diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company.

            No final da década de 1970, Jobs, em conjunto com Steve Wozniak, entre outros, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II. No começo da década de 1980, ele estava entre os primeiros a perceber o potencial comercial da interface gráfica do usuário guiada pelo mouse, o que levou à criação do Macintosh.

            Jobs demitiu-se da Apple após perder uma disputa de poder com a diretoria da empresa em 1985 e fundou a NeXT, uma companhia de desenvolvimento de plataformas direcionadas aos mercados de educação superior e administração. A compra da NeXT pela Apple em 1996 levou Jobs de volta à companhia que ele ajudara a fundar.